Regência Ensino Fundamental


1-    Quais as dificuldades e facilidades encontradas no desenvolvimento do Projeto e o que indica a análise dos resultados alcançados.

Tive a oportunidade de realizar com a professora Regina o Projeto para Feira Cultural do Colégio Doze de Outubro, que já estava no cronograma escolar com o tema “70 anos de Doze. 70 anos de ... ” tínhamos que completar, adotamos o tema Sítio do Pica Pau Amarelo.
Desta forma, após um trabalho com pesquisas e muita dedicação, criamos diversas atividades relacionadas com o tema nas disciplinas: Português realizamos leituras na biblioteca, rodas de conversas sobre Monteiro Lobato sua história, bibliografia e seus personagens, fizemos produções textos somente com as figuras dos personagens, caça palavras, interpretações de textos dos livros que os alunos levaram para leitura em casa, ditados de palavras e ditado de frases. Com o objetivo de incentivar o interesse pela leitura e conhecimento da literatura brasileira nas Obras de Monteiro Lobato.
Para complementar dei continuidade ao plano de aula estabelecido pela professora, com Gramática e Ortografia trabalhamos com substantivos próprios e comuns, palavras no plural e singular, trabalhamos o uso das palavras com SS, palavras com M antes de P, palavras com M antes de B e passar palavras do masculino para feminino.
Em Matemática atividades de pinturas e contagem das quantidades, quebra-cabeça dos personagens, liga pontos com números e ditado de números.
Para complementar conforme planos de aula estabelecidos pela professora trabalhamos com figuras geométricas, após explicar a matéria criei uma atividade relacionada com o conteúdo, coloquei no quadro quatro figuras: o redondo, o triângulo, o retângulo e o quadrado, dei uma folha A4 colorida, pois percebi que as cores chamam a atenção e ajudam na criatividade, pedi que desenhassem e após recortassem cada figura, feito isso dei outra folha de cor diferente para que colassem usando a criatividade, desenhei no quadro o exemplo: um palhaço, o resultado foi inesperado e muito proveitoso, pois com o redondo as crianças fizeram o sol, e com os demais criaram robôs, casas, bonecas, castelos, foguetes entre outros. Com o objetivo de incentivar a imaginação, a coordenação motora e o reconhecimento das figuras em outros objetos.
Em Artes criamos com materiais em EVA flores, folhas, peixinhos e algas, com papel kraft criamos árvores e copas de árvores e a casa do Sítio e utilizamos tinta guache para colorir, fizemos cartazes com cartolina, todo este material foi utilizado para decorar o stand no dia do evento da Feira Cultural.
Em Informática entramos nos sites de jogos do Sítio do Pica Pau Amarelo, as crianças curtiram muito esta aula.
Vale ressaltar que no 2º ano do Ensino Fundamental I os alunos não realizam provas, desta forma a avaliação foi mensurada pela participação e o quanto o aluno aprendeu.
Finalmente, após semanas de trabalho o período de regência transcorreu de maneira tranquila e satisfatória, por se tratar de um tema infantil a nossa maior dificuldade foi somente voltar à atenção dos alunos para as atividades programadas nos planos de aula, pois brincavam muito, mas de resto os alunos assimilaram as atividades com muita facilidade, clareza e desenvoltura.

2-    Faça uma reflexão e autoavaliação sobre o que manteria o que modificaria e, se for possível, como encaminhar a continuidade do Projeto por você ou outro (a) estagiário (a).

O Projeto é realizado todos os anos pelo colégio, mas com temas diferentes, manteria os projetos de leituras e os trabalhos com produções e interpretações de textos, porque são muito importantes para incentivar o interesse dos alunos na leitura e auxilio na escrita.

3-    Relate sobre a relação que você estabelece entre as aulas teórico-reflexivas de seu curso e a realidade vivenciada na regência de aulas.

A regência foi um período muito importante, pude lecionar de forma ativa, segura e confiante, percebi que o professor deve estar atento a todas as situações, ser um pesquisador e conhecedor de várias metodologias de ensino e além de tudo ser organizado. Na regência descobrimos que somos nós os responsáveis pelos conteúdos a serem ministrados e pelos resultados alcançados.
Um momento interessante, pois saímos da fase de observar e participar ao lado do professor para sermos o professor o que me ocasionou grande orgulho e satisfação com a profissão.