Participação Ensino Fundamental


  1. O estágio na modalidade participação caracteriza-se pelo compartilhamento/colaboração do estagiário, deixando de ser apenas observador para se integrar nas diversas atividades escolares, interagindo com professor e alunos. Das atividades abaixo sugeridas, relate as que tiveram oportunidade de participar, acrescentando as que não estão relacionadas.

Nesta modalidade participamos juntamente com professores e Coordenadores Pedagógicos de palestras, que tiveram como objetivo a reflexão em relação à qualidade do ensino e as diretrizes de como auxiliar o aluno avançar no processo de construção do conhecimento com interesse e motivação.
Participamos também de dinâmicas com todos os estagiários com o intuito de integralizar e incentivar a importância do trabalho em equipe. Fizemos também alguns de testes psicológicos, que nos auxiliaram para descobrir nossos reais propósitos e objetivos como estagiários e futuros professores que seremos.

  1. O estagiário nessa fase deve buscar estar sempre junto ao professor e alunos, colocando-se a disposição no aprimoramento do processo educativo. Descreva abaixo as atividades desenvolvidas por você na sala de aula, e como elas contribuíram para a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos (elaboração/correção de atividades, elaboração de material, acompanhamento de pequenos grupos e outra).

Após a professora explicar as disciplinas, passo de mesa em mesa, auxiliando os alunos e quando necessário faço a interferência.
Numa turma de 27 alunos temos somente dois alunos com dificuldades na aprendizagem, acompanho de perto todas as atividades feitas por eles orientando na aprendizagem sanando suas dúvidas e proporcionando a autonomia para que realizem suas atividades de forma segura.
Auxilio nas correções das atividades de sala de aula, de casa e verifico suas agendas, sempre contando com o apoio e monitoramento dos professores. Participo nas distribuições dos livros didáticos, das atividades e auxílio no manuseio dos materiais pedagógicos. Nesta modalidade tive a oportunidade de elaborar e sugerir atividades para serem feitas em sala de aula ou em casa. Acompanho os alunos até a biblioteca, lemos uma história para eles e auxilio-os a pegarem livros para lerem em casa.
Nas aulas com os especialistas Relações Humanas, Educação Física, Música e Artes sempre acompanho os alunos para as salas apropriadas, participando e auxiliando professores e alunos quando necessário.

  1. Colaborar nas atividades extraclasse como excursões, festividades, campeonatos, etc. também fazem parte deste momento do estágio. Se você teve a oportunidade de participar destes e outros eventos, fale-nos da sua atuação e da receptividade dos alunos e demais envolvidos.

No Colégio Doze de Outubro participei de uma excursão que foi para a Cidade do Livro, com a professora Regina e os alunos do 2° ano A e B.
Com somente um mês de estágio pude perceber o respeito e carinho que as crianças tinham comigo. Com muita tranquilidade e segurança conduzi as turmas aos ônibus, no caminho cantamos algumas canções para alegrar e minimizar a ansiedade de chegarem logo.
Na Cidade do Livro contamos com diversos monitores, desta forma pude auxiliar as crianças nas idas ao banheiro, na hora do lanche, nas organizações das filas e nas atividades propostas, sempre monitorando para todos estivessem juntos. No retorno do passeio muitas crianças adormeceram e só acordaram na porta do Colégio, onde seus pais aguardavam sua chegada.
Participei da Gincana de Solidariedade que teve como objetivo a arrecadação de alimentos, a valorização do próximo, o respeito às diferenças, a integração, a criatividade e o trabalho em equipe. Neste trabalho foram realizados quatro QGs (Quartel General) participaram todos os alunos do Ensino Fundamental I. Neste momento do estágio percebi o respeito das demais turmas e a confiança dos colaboradores com meu trabalho, pois com muito tato e carisma ajudei a conduzir e organizar as equipes de forma produtiva. As equipes foram separadas por cor e cada aluno recebeu uma camiseta para participarem no dia do evento que ocorreu de forma organizada com diversas brincadeiras e desafios.

  1. O intervalo das aulas, em que acontece a recreação dos alunos, é também denominado recreio livre ou dirigido. O estagiário pode participar, elaborando e executando atividades para este fim. Relate sobre sua colaboração neste momento.

No intervalo/recreio contamos com uma equipe de apoio que são: os inspetores, uma segurança feminina, num rodízio diário uma professora titular e um estagiário de educação física e duas estagiárias de Pedagogia.
Nós estagiárias de Pedagogia somos responsáveis em auxiliar os alunos com o lanche, nas orientações na hora de escovarem os dentes e auxiliamos principalmente na atenuação de conflitos.
Após os alunos comerem o lanche realizamos atividades de recreação, ficamos atentos aos alunos que não participam, buscando sempre uma forma de integrá-los aos demais alunos.
Quando soa o sinal auxiliamos todas as turmas a fazerem filas e acompanhamos na descida das escadas, evitando assim que corram e se machuquem.

  1. O estagiário pode aplicar o conhecimento construído durante sua vida acadêmica na atuação da chamada recuperação ou reforço dos alunos. Faça pesquisa sobre novas formas de abordar o conteúdo trabalhado, desenvolva novos materiais, motive os alunos e conseguirá bons resultados. Se você tiver a oportunidade, não perca a ocasião e descreva este trabalho e seus resultados nas linhas abaixo.

Por ser um colégio particular bem estruturado e qualificado, os professores após identificarem os alunos com dificuldades na aprendizagem e que precisam realmente de reforço, sugerem aos pais, professores específicos para um reforço particular.

  1. Sempre que possível, o estagiário deve participar de outras que ocorrem na escola. Coloque-se à disposição para auxiliar na organização e realização da reunião de pais, na elaboração de materiais e outra atividades que forem além das já mencionadas. Aproveite este espaço para relatar sobre elas.

Quando necessário a professora marca com os pais dos alunos reuniões individuais, desta forma a professora consegue de forma organizada relatar aos pais as sondagens feitas dentro de um determinado período e os avanços que o aluno teve. Nestas reuniões existe um formulário que é preenchido pela professora para posteriormente serem guardados no prontuário do aluno.
No decorrer do trimestre ajudo a preparar o portfólio dos alunos anexando as atividades propostas, durante o trimestre são elaborados relatórios individuais dos alunos descrevendo seu desenvolvimento por disciplina.
No dia em precede a reunião de pais, organizo e verifico se a sala de aula está bem organizada, redecoro o mural para que os pais se sintam confortáveis e familiarizados com a sala que seus filhos estudam.
No dia da reunião auxilio a professora a ter sempre em mãos os materiais e impressos necessários e na distribuição das pastas com os relatórios.
Apresentamos aos pais os jogos utilizados no Menteinovadora e convidamos a jogarem. Desta forma tive a oportunidade de auxiliar nas regras dos jogos e como jogar, o resultado foi muito satisfatório.

  1. Faça um breve comentário final sobre a contribuição desta modalidade (participação) para sua formação profissional.

A participação foi à fase primordial e indispensável na minha trajetória, um momento único onde pude participar de forma proveitosa e segura do processo de ensino-aprendizagem, pois descobri no convívio diário em sala de aula através do carinho e confiança dos alunos e professores meu dom e gosto para ensinar.
Em resumo, na participação aproveitei as oportunidades de aprender e ensinar com professores e alunos, pude refletir o comprometimento que terei com meus futuros alunos e a responsabilidade de educar um ser humano para a sociedade.