Observação Ensino Fundamental


Na modalidade observação, o (a) estagiário (a) deverá desenvolver uma atitude reflexiva que associe a teoria à prática. Deve buscar subsídios nos diversos campos do conhecimento (disciplina) estudados.


1-    Para melhor entender o processo educativo, inicie seu estágio fazendo um levantamento da realidade local, relatando abaixo sobre a comunidade onde a escola está inserida.

O Colégio Doze de Outubro foi construído na década de 60 no bairro nobre de Santo Amaro, Alto da Boa Vista, zona sul da Cidade de São Paulo.
Considerado um bairro de classe média alta está inserida num ambiente residencial tranquilo e arborizado, com uma ampla infraestrutura; tendo ruas asfaltadas, saneamento básico, fornecimento de energia e sistemas de telefonia.
Os moradores contam com diversos serviços/comércios tais como: padarias, farmácias, postos de gasolina, mercado municipal, shopping entre outros.
Na área da saúde existem hospitais e postos de saúde, na educação Universidades, escolas particulares e públicas, no lazer teatro e cinema.
Nas avenidas principais existem diversas linhas de ônibus que levam a outros bairros, ao centro da cidade e municípios.
O bairro encontra-se em expansão devido à nova linha de metrô o que deverá valorizá-lo ainda mais.

2-    Descrevendo a seguir o prédio e equipamentos o estagiário conhecerá melhor os recursos materiais e como se dá a escola em movimento.

Na unidade nomeada Doze temos um prédio de 3 andares, onde acontecem as aulas do ensino fundamental I.
No térreo, logo na entrada há uma pequena recepção para o primeiro atendimento aos pais, alunos e visitantes.
Seguindo um corredor temos acesso às salas: Diretoria, Estudo (onde os alunos podem assistir vídeos e para reuniões com os pais individualmente), Relações Humanas, Equipe Pedagógica, depósito, cinco salas de aulas (amplas e bem estruturadas, com bons materiais, boa ventilação e iluminação), sala dos professores, sala da Coordenação, dois banheiros (um para meninas outro para meninos) sempre bem limpos e conservados.
Em todo corredor do térreo há grandes murais para expor os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do ano. Ao final do corredor no térreo do lado externo existe uma quadra descoberta e uma horta bem cultivada.
No 1° andar são localizadas as seguintes salas: Informática, Ciências, Música, Educação Física, Artes e três salas de aula (amplas e bem estruturadas, com bons materiais, boa ventilação e iluminação), dois banheiros (um para meninas outro para meninos) sempre bem limpos e conservados.
No 2° andar temos: uma quadra coberta, a cantina, e um espaço com mesas grandes e cadeiras destinadas à hora do lanche dos alunos, espaço destinado também às aulas de Educação Física e atividades extracurriculares como: tênis.
Na unidade ao lado nomeada Dozinho (Educação Infantil) tem o parque onde as crianças do 2° ano brincam todas as sextas-feiras, neste mesmo prédio são realizadas as atividades extracurriculares como: judô, balé e dança.
Os alunos do colégio contam com a unidade em frente nomeada Dozão (onde acontecem as aulas do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio) onde são oferecidos aos alunos atividades extracurriculares como: ginástica olímpica, vôlei, basquete, futsal e handebol. A unidade dispõe de uma biblioteca com um ótimo acervo, mesas coletivas e cabines individuais para leitura em excelentes estados, auditório, laboratório de Ciências e uma piscina semiolímpica.
Nesta mesma unidade fica toda a parte administrativa, no que se refere à secretaria, financeiro entre outros.
Em resumo, o colégio atende as necessidades de pais e alunos, pois é bem estruturado e possuem materiais de qualidade, extintores, câmeras de segurança, bebedouros, lixeiras e lixos coletores de lixos recicláveis.

3-    O conhecimento dos recursos humanos (pessoal) que compõem a escola levará o estagiário a conhecer a equipe que está mobilizada para que se efetive o processo ensino-aprendizagem. Fale sobre quem são seus elementos, funções e como interagem.

No Colégio Doze de Outubro temos a seguinte equipe: Diretor Geral Paulo Eduardo Soares de Oliveira Naddeo, Diretora Pedagógica Adriana Silveira Garcia, Orientadora Educacional Leda Yara Mello de Moraes Psicóloga Paula. Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental I Ana Maria de Oliveira Cavaleiro Mastrandonakis é a pessoa responsável que nos auxilia, sanando dúvidas e orientando para que possamos desenvolver e aprimorar nosso estágio com qualidade. Com grande habilidade e anos de experiências cuida e acompanha para o bom andamento do planejamento pedagógico, conservando a integração entre professores, estagiários, colaboradores, parceiros, pais e alunos, bem como verificando cada situação dando soluções/sugestões para as dificuldades e conflitos.
Gerente Administrativa Yolanda Gomes Garcia Olivan é a nossa concedente para estagiar uma pessoa colaborativa e participativa, nos auxilia sempre que necessário.
Contamos ainda com um número suficiente de Professores comprometidos, qualificados e dedicados. Estagiários dos cursos de Pedagogia e Educação Física responsáveis por acompanhar/auxiliar os alunos nas aulas, intervalos, entrada e saída. Auxiliar da Coordenação Patrícia, uma pessoa muito atenciosa, é quem faz o primeiro atendimento na recepção e auxilia a Coordenadora Ana Maria. Inspetores de alunos Silvana e Vanessa pessoas receptivas, que auxiliam no fluxo de entrada e saída do colégio, acompanham os intervalos/recreio, quando necessário auxiliam os professores em sala de aula e mantêm a ordem nas dependências do colégio. Contamos também com as Enfermeiras Débora e Raquel que atendem os alunos nos casos de dores, febres e contusões entre outros, todos os atendimentos realizados são registrados no prontuário do aluno e os mesmos levam uma guia de atendimento via agenda para notificar aos pais e dependendo do grau da enfermidade os pais são avisados imediatamente, Segurança temos um em cada entrada e saída do colégio auxiliando com muita dedicação na travessia de pedestres e estacionamento dos carros de pais e transportes escolares, o colégio dispõe de vários funcionários da Limpeza que estão sempre dispostos conservando e limpando prontamente todo o espaço escolar.

4-    Conhecendo o prédio, seus equipamentos e o pessoal, o estagiário estará pronto para entrar em contato com a clientela. Trace o perfil da clientela (características dos alunos).

Os alunos vêm de famílias de classe média alta, com boa educação, bons hábitos e cultura temos alunos que nasceram no exterior e vieram estudar no Brasil. Os pais a maior parte são graduados e foram ex-alunos do colégio.



5-    Lendo e analisando o Projeto Pedagógico, o estagiário terá a oportunidade de conhecer como a escola se organiza e os projetos que desenvolve. A seguir faça breve relato sobre o analisado.

Numa história de 70 anos, o Colégio Doze de Outubro conta com a tradição oferecendo um ensino de qualidade em busca da excelência.
Conta com uma Proposta Pedagógica consistente que tem como objetivo formar seres humanos agentes transformadores da sua sociedade, capaz de desenvolver o senso crítico, a cidadania, o respeito humano, a criatividade e a valorização da vida, com solidez, comprometimento e confiança na educação que oferece.
Os projetos que desenvolve:
Projeto Escola do Século XXI - tem o objetivo de proporcionar aos alunos várias formas de aprendizagem, com intuito de desenvolver suas habilidades necessárias para sua formação. Desta forma, o colégio dispõe de recursos utilizados para alfabetização, pesquisa, elaboração de textos, entre outras atividades como:
Classmates (computador portátil, utilizado nas aulas de informática, com o objetivo de incentivar o raciocínio e a busca constante por novas descobertas).
Portal Educacional (ambiente virtual personalizado, com conteúdos, ferramentas e serviços exclusivos para educadores, pais e alunos).
Menteinovadora faz parte do ensino nas aulas de Relações Humanas, com jogos de raciocínio com objetivo de auxiliar no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
Olidoze – Com o objetivo de trabalhar com a integração sociocultural entre todos os colegas, através de práticas educativas e recreativas.
O Colégio realiza todos os anos pelo menos cinco projetos sociais, conhecidos por “Doze é mais que Dez”, com o objetivo de desenvolver nos alunos um comportamento ético e solidário, promovendo o conhecimento dando a oportunidade de conhecerem outras realidades com campanhas destinadas ao Projeto Gente é para Brilhar entre outras instituições que abrigam crianças e adolescentes, sendo:
ü  Gincana da Solidariedade – campanha há mais de dez anos, onde são arrecadados alimentos que são entregues em cestas básicas mensalmente.
ü  Festa de Páscoa – Os alunos fazem doações de ovos de chocolate que são distribuídos  nas cestas básicas e realizam uma festa comemorativa em uma das associações, com atividades culturais, teatro, lanche e a entrega dos ovos.
ü  Doze Quentinho – São arrecadados agasalhos, casacos de lã, cobertores, mantas, calçados e gorros .
ü  Dia das Crianças – Festa para as crianças das 200 famílias assistidas pelo Projeto Gente é Para Brilhar, organizada pelos alunos voluntários. A festa é realizada na sede da associação, e conta com a participação dos alunos em várias atividades culturais e de lazer, entre elas: apresentação de mágicos ou palhaços, lanche especial e outras surpresas.
ü  Campanha do Natal – Os alunos doam panetones ou bolos, para compor as cestas básicas de final de ano, além de ajudarem a entregá-las.

6-    O estagiário já conhece como a escola se insere na comunidade e como se organiza, portanto a partir deste momento dirigirá seu olhar reflexivo sobre o processo ensino-aprendizagem e como esse efetiva. Descreva sobre o planejamento de ensino, de aulas, a rotina no cotidiano do professor e alunos.

O colégio faz o planejamento de ensino com o auxilio da Coordenadora Pedagógica e professores, com materiais didáticos do Projeto Buriti da Editora Moderna de acordo com a série e faixa etária do aluno.
Os planejamentos das aulas a serem seguidas são feitos por bimestre.
No 2° ano os livros didáticos são por disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia são divididas em 9 partes ministradas da seguinte forma: da 1° a 5° parte são ministras de fevereiro a junho, da 6° a 9° parte são ministradas de agosto a novembro do ano vigente. Dentro deste contexto, contamos também com o material de apoio da disciplina Português com o caderno do aprendiz para atividades de gramática e ortografia, caderno do escritor para produções de textos e cd com cantigas, parlendas e comunicação oral. Na disciplina Matemática temos o caderno de suplementos de atividades com exercícios extras e jogos diversos, relacionados com os conteúdos do livro didático.
Existem cadernos extras para cada disciplina, para atividades propostas pelo professor, temos ainda neste planejamento leituras na biblioteca, atividades lúdicas e pedagógicas.
Na rotina do professor de acordo com a grade de aulas são feitos os diários de classe, são elaborados por aluno relatórios (portfólios) de desenvolvimento por disciplina, posteriormente são encadernados e enviados aos pais no final de cada trimestre.


7-    A observação de aulas é um momento enriquecedor para o estagiário. Relate sobre o observado (áreas/disciplinas, conteúdos, metodologia, dinâmica do trabalho do professor, suas habilidades e competências, uso do material didático entre outras atividades que observar).
Na série do 2º ano com uma turma de 27 alunos tive a oportunidade de estagiar com os professores das disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia, Artes, Música, Inglês e Educação Física.
A professora Regina responsável pela sala trabalha no Doze há 27 anos com muita dedicação e comprometimento, dinâmica, super atualizada, participativa, possui uma interação afetiva muito grande com os alunos inclusive os que já avançaram de série. Em suas aulas trabalha buscando a conscientização e atitudes em relação ao respeito e convivência com as diferenças individuais, nas rodas de conversa, nas dinâmicas em grupo e nas orientações individuais.
Propõe atividades desafiadoras, propiciando a troca de conhecimentos, a autonomia, o levantamento de hipóteses, à elaboração de estratégias e aplicação das mesmas.
Os conteúdos das aulas são aplicados de maneira clara, contextualizada e objetiva, antes de começar a ler o tema à professora pergunta se já ouviram falar, o que é muito interessante ouvir as respostas.
Vale lembrar que, antes de irem para as salas de aula nas segundas-feiras na quadra do térreo os alunos fazem fila por série, por tradição do colégio professores e alunos cantam o Hino Nacional e posteriormente o Hino do Colégio, nos demais dias somente fazem a fila e aguardam o sinal (música que identifica a próxima aula ou intervalo).

8-    Observando o aluno, relate sobre motivação, relação com o professor e outros alunos, disciplina, execução das atividades propostas e tudo ou mais relacionado a atuação do mesmo.

Num ambiente escolar acolhedor e estimulante podemos observar que os alunos têm entusiasmo em aprender, participam com interesse e buscam respostas para suas dúvidas, temos alunos que resolvem com mais facilidade que outros as situações-problema. Sentem muito carinho pela professora respeitam as regras e combinados por ela, gostam de ajudá-la entregando os livros para os demais ou colocando na lousa a página a ser estudada.
Muitos já lêem com autonomia, compreendem os enunciados dos exercícios e respondem as questões propostas, são interessados na própria aprendizagem atingindo os objetivos propostos.
Os relacionamentos entre eles são bem afetivos, pois todos têm amizade dentro e fora da escola, são companheiros.
É importante destacar, que existem momentos de dificuldades onde os alunos ficam indisciplinados, se sentem irritados, tem dificuldades em realizar os trabalhos de sala ou até mesmo os de casa, mas com o acompanhamento da professora são resolvidos com muito incentivo e apoio, devolvendo a eles confiança na aprendizagem.


9-   Aproveite o espaço a seguir e num relato final, descreva como esta observação contribuiu para sua formação profissional.

O estágio foi o período que mais me identifiquei com o curso de Pedagogia, pois descobri com muita satisfação minha vocação e superei minha ansiedade inicial. Jamais vou esquecer o dia que em que tive a oportunidade de entrar em sala de aula conhecer professores e profissionais de qualidade, alunos carinhosos e pais dedicados.
Nesse convívio diário conhecemos e descobrimos o real propósito do professor, sua importância e responsabilidade com a educação.
Na observação aprendemos a forma de interagir professor-aluno e aluno-aluno, os métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, o planejamento, andamento das aulas e estratégias para auxiliar os alunos a desenvolverem suas habilidades na escrita, na leitura e na oralidade.